Início > Águas de São Pedro, Criança Ecológica > Projeto Criança Ecológica

Projeto Criança Ecológica

29 de outubro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Hoje vou falar de mais um projeto bem legal da Secretaria do Meio Ambiental do Estado de São Paulo, voltado para rede pública de ensino. O projeto tem como objetivo informar e sensibilizar as crianças do Ensino Fundamental sobre os conceitos básicos da agenda ambiental, visando a mudança de comportamento e a afirmação das novas atitudes, tornando-os verdadeiros agentes da sociedade sustentável. O Projeto Criança Ecológica.

HomePage do Projeto

HomePage do Projeto

Ao todo, o projeto envolve sete unidades, locais pedagogicamente preparados para receber as excursões de alunos, advindas preferencialmente dos municípios relacionados com o Projeto “Município Verde” (veja o artigo Selo Verde! Eu ouvi bem?): Villa Ambiental, Bicho Legal, Água Amiga, Verde Vivo, Floresta Legal (com várias unidades localizadas nas Unidades de Conservação Ambiental) e Solo Amigo.

A Educação Infantil é base da formação dos futuros cidadãos, assim, ao mostrar às crianças a importância do meio ambiente e como este depende de nossas ações, adultos melhores para o planeta poderiam ser formados. Nessa faixa etária, a curiosidade e a vontade de ensinar o que foi aprendido é algo natural. Dessa maneira, estimuladas corretamente, essas crianças podem ser responsáveis por uma grande mudança e difusão dos conhecimentos e percepção ambientais.

O projeto esta fazendo um tour por diversas cidades do interior do estado apresentando o teatro “Criança Ecológica” com os personagens do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!” que será publicado e distribuído gratuitamente na rede pública.

Confira a Agenda aqui.

Para saber mais sobre o projeto e como participar visite: WWW.CRIANCAECOLOGICA.SP.GOV.BR.

Esse é mais um exemplo do trabalho que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente esta desenvolvendo junto aos municípios. É importante que nossos Secretários Municipais, principalmente o do Meio Ambiente e da Educação, fiquem antenados para tornar o município mais atuante junto ao Governo do Estado, sem falar na visibilidade na mídia que a adesão a esses projetos proporcionam.

ATENÇÃO SECRETÁRIOS: FIQUEM LIGADOS!!

Abaixo o vídeo institucional do projeto:

Um abraço a todos.

Anúncios
  1. Adilson Toledo
    13 de novembro de 2009 às 09:47

    O projeto “Criança Ecológica” é, de fato, uma grande sacada da SMA – Secretaria Estadual de meio Ambiente.

    Quero informar que Águas de São Pedro está se inserindo nesse processo. Aliás, ainda neste mês (ou será em Dezembro?), os alunos de nossa Escola Municipal estarão visitando um dos espaços definidos pela SMA. Efetuamos, numa parceria da SEMASP – Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Pública com a Secretaria de Educação, o cadastro de nossos alunos no programa e, inclusive, já recebemos as cartilhas (que foram distribuídas aos alunos relacionados) e os materiais de apoio (kits que foram distribuídos aos professores, contendo manuais, vídeos, etc).

    Como última notícia, informo que é da intenção desse Secretário, em comunhão com a Secretária de Educação, fazer do nosso Mini-Horto um espaço do “Criança Ecológica”, dedicado ao público local e regional, transformando-o, além de um atrativo turístico, também num centro de entudo e pesquisa ambiental (com viveiro de plantas, estação para estudo e análise do comportamento dos ventos e índices pluviométricos, biblioteca ambiental, etc).

    Não é promessa, é intenção. Portanto, todo apoio será benvindo.

    Abraço.

    Adilson Toledo.

    • 13 de novembro de 2009 às 10:15

      Parabéns pela iniciativa Adilson.

      Sempre estou acessando o site da prefeitura.
      Uma segestão: Deveria haver uma melhor prestação de contas dos projetos que estão rolando no site ou por um blog.

      Parabéns mais uma vez e obrigado pela visita ao Loucura Racional.

  1. 29 de outubro de 2009 às 12:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: