Início > O Clima em Debate - Parte 1 > O Clima em Debate

O Clima em Debate

17 de janeiro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

As discussões sobre o clima nunca foram tão intensas e amplamente divulgadas pela mídia mundial quanto nos dias de hoje. Quem nunca ouviu falar no aumento da temperatura, efeito estufa e nos desastres naturais? Este último, diga-se de passagem, é figurinha carimbada em todos os telejornais, mídia impressa e digital, por serem cada vez mais catastróficas.

Seria o homem responsável por tudo isso?

Temos realmente o poder de mudar ou controlar o clima em escala global?

São questionamentos difíceis de serem respondidos. Sabemos que desastres naturais sempre aconteceram e vão continuar acontecendo. São processos naturais, forças descomunais da natureza que infelizmente ou felizmente não controlamos.

O fato é que os desastres naturais se tornam potencialmente mais fatais à medida que a população mundial cresce. O crescimento populacional desordenado em áreas de risco como, por exemplo, em várzeas de rios e regiões próximas a encostas e grandes declives, trazem prejuízos não só econômicos, mas também levam muitas vidas. Um exemplo disso é o que aconteceu em Angra dos Reis, em São Luiz do Paraitinga e em São Paulo que vem sofrendo com as enchentes quase que toda a semana.

Precisamos é de mais responsabilidade quando, por exemplo, aprovamos um loteamento, regularizamos residências ou bairros inteiros em áreas de risco. O respeito às leis ambientais em vigor é muito importante não só para garantir a conservação e/ou a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações, mas também para assegurar a integridade física da população e proporcionar na medida do possível uma qualidade socioambiental digna.

Sou da opinião de que temos que “pensar globalmente e agir localmente”, precisamos de mudanças, mas nada precisa de mais mudanças como os nossos hábitos. Enquanto os interesses econômicos continuarem se sobressaindo aos interesses socioambientais as coisas dificilmente vão melhorar.

Voltando para a questão do Clima e do Aquecimento Global, a comunidade científica hoje discute duas vertentes sobre as causas das mudanças climáticas no planeta, uma delas, é a de que o aquecimento global é decorrente da intensificação do efeito-estufa causada pelas atividades humanas e que a redução das emissões de Gás Carbônico (CO2) na atmosfera é fundamental para frear o processo. Aliás, esse foi o tema da COP-15 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) realizada em dezembro do ano passado.

A outra linha de pesquisa é que esses são fenômenos naturais, que sempre aconteceram e que vão continuar acontecendo. Quem controla o aquecimento e o resfriamento da terra são os oceanos e o sol. O homem pouco ou nada contribui para aquecimento global. A variabilidade do clima é um fenômeno natural e as atividades humanas não influenciam no clima em escala global.

O clima foi tema do programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes de Televisão, do dia 11/01/2010, que contou com a presença Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion, um dos mais renomados especialistas do assunto no Brasil. Ele defende a tese de que o Aquecimento Global nada mais é do que um fenômeno natural.

Abaixo segue o programa na integra, confiram:

PARTE 1/7

PARTE 2/7

PARTE 3/7

PARTE 4/7

PARTE 5/7

PARTE 6/7

PARTE 7/7

REFLITA:

Como é possível conceituados pesquisadores concluírem de formas tão diferentes seus estudos sobre um mesmo assunto?

Um grande abraço,

Cantídio Biscalchim Netto

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: