CLIMA

VENDAVAL EM ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Notícia Velha, Problemas Atuais.

Há exatos 47 dias (12/01/2010), Águas de São Pedro enfrentava um dos piores vendavais de que se tem conhecimento no município, pelo menos no que diz respeito aos prejuízos por conta da queda de árvores e postes de energia.

A prefeitura municipal, juntamente com a concessionária responsável pela distribuição de energia (CPFL), fez um excelente trabalho emergencial removendo os galhos, árvores e postes caídos nas áreas afetadas pelo vento. O restabelecendo, quase que por completo, do trânsito e do fornecimento de energia à população se deu poucas horas após o ocorrido.

Concordo que a maioria dos municípios não possui em seu orçamento, verbas para enfrentar contingencias desta natureza. Por este motivo a prefeitura esta buscando verbas para realização da manutenção dos estragos deixados pelo vento. Além dos buracos nas ruas e nas calçadas, podemos observar que a cobertura do estacionamento das ambulâncias do Pronto Socorro municipal ainda não foi substituída.

Mas uma coisa que me chamou a atenção foi à queda de uma das torres de iluminação do Campo de Futebol Municipal, que está exatamente do mesmo jeito desde que caiu. Como disse anteriormente, sei que a situação financeira da prefeitura de Águas de São Pedro, assim como as de outras cidades, não permite gastos imediatos com obras a não ser aquelas de primeira necessidade (emergenciais), essenciais para o restabelecimento da ordem e dos serviços públicos.

Torre de Iluminação do Campo de Futebol Municipal de Águas de São Pedro, caída devido aos fortes ventos em 12/01/2010. Foto 01/03/2010

Torre de Iluminação após vendaval de janeiro. Equipamentos ainda instalados no local. Foto 01/03/2010

A secretaria municipal competente deveria ao menos retirar dos escombros os refletores, lâmpadas (se é que estão em condições de serem aproveitadas), cabos, etc. para que não se deteriorem ainda mais em função da exposição ao tempo, sobre o gramado encharcado do campo de futebol. A única medida adotada foi reparar (remendar) o alambrado destruído com a queda utilizando arame farpado.

Outro assunto que merece atenção,  é a segurança de alguns dos refletores instalados ao longo da Av. Carlos Mauro para o carnaval. Muitos deles estão completamente tortos, pendurados e seguros por apenas um parafuso. Não sei se um parafuso é suficiente para garantir que não despenquem do alto dos postes, mas esteticamente me parece uma situação um pouco frágil e preocupante. Ninguém quer um refletor caindo na cabeça ou sobre o seu carro não é mesmo?!

Situação de aparente risco de alguns dos refletores instalados ao longo da Av. Carlos Mauro para o carnaval. Foto 01/03/2010

Volto a frisar que não faço aqui críticas gratuitas à administração pública ou a quem quer que seja, resolvi escrever sobre esse assunto depois de ouvir de munícipes, numa conversa em frente de casa, questões sobre a situação da torre de iluminação do campo.

Deixo aqui um apelo aos nobres vereadores e autoridades do poder executivo para que verifiquem essa situação e tomem as providências que  acharem necessárias.

É obrigação zelar pelo que é nosso.

MAIS SOBRE OS ESTRAGOS CAUSADO PELO VENTO:

Jornal Folha de São Pedro

Jornal A Tribuna

Um Abraço a todos.

Cantidio Biscalchim Netto.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: