ARBORIZAÇÃO URBANA

CARTILHA DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Arborização do centro de Águas de São Pedro

O plantio de árvores é um ato de cidadania muito importante e contribui para melhorar nossa qualidade de vida, por isso é fundamental o planejamento da arborização urbana. O plantio realizado sem planejamento, com espécies não indicadas ao meio urbano, ou feito com técnica inadequada, pode acarretar em diversas situações de transtornos futuros ao cidadão, como casas com trincas, infiltrações, calçadas quebradas, ou até mesmo o comprometimento da saúde da árvore. (texto extraído da Cartilha de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, disponível para download aqui).

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo possui um programa bem legal de incentivo permanente à arborização, onde qualquer pessoa pode obter uma muda de árvore gratuitamente para plantio em local na cidade. Para isso o munícipe deve dirigir-se a um dos parques municipais da cidade e no momento da entrega receberá orientação técnica e a Cartilha de Arborização Urbana, contendo dicas de plantio e cuidado com a árvore.

Além da cartilha com as instruções, o munícipe assinará um Termo de Responsabilidade, onde consta um pequeno questionário a ser preenchido informando as características do local onde pretende realizar o plantio.

Olha aí um projeto bem legal que poderia ser implantado aqui em Águas de São Pedro, com certeza incrementaria ainda mais o verde de nossa cidade e promoveria a Educação Ambiental dos munícipes. Fica a dica aos responsáveis responsáveis pelo Meio Ambiente de Águas de São Pedro.

Você pode fazer o download da Cartilha de Arborização Urbana diretamente do site da Prefeitura de São Paulo.

Caso tenha problemas com o download, disponibilizei abaixo as orientações de plantio contidas na cartilha. (todas as imagens e o texto a seguir são de autoria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, deixo aqui os devidos créditos).

Bom Proveito!

PREPARO DO BERÇO

No local escolhido para o berço deverá ser cavado um buraco de 60cm x 60cm, com 60cm de profundidade.

MATERIAL PARA O PREPARO DO BERÇO

10Kg de húmus de minhoca;
10kg de terra vegetal de boa qualidade;
A terra para o plantio deverá estar livre de lixo e entulho. Deve-se preparar a terra misturando-a com o húmus.

PLANTIO DA ÁRVORE

(A) A muda da árvore deve ser retirada da embalagem com muito cuidado para não danificar o torrão, evitando danos às suas raízes.
(B) Deve-se colocar a terra preparada no berço, e plantar a muda no centro e posicione ao lado do turrão o tutor.
(C) É importante evitar enterrar a muda, devendo o torrão ficar no mesmo nível que se encontrava na embalagem. Com as mãos, firme a terra ao redor da muda.
(D) Instale um tutor para ajudar a muda a se manter em pé. Coloque um pedaço de madeira (2 m) ao lado da muda, firmando bem. Com um pedaço de sisal ou corda amarre a muda ao tutor sem apertar muito e nem deixar frouxo demais. Finalizado o plantio, regue bastante a plantinha.

CUIDADOS COM A ÁRVORE

(A) Nas primeiras semanas, pela manhã ou ao final do dia deve-se regar dia sim dia não, mas sem excesso, até que surjam as primeiras novas folhas. Estas novas folhas indicam que a muda está “pegando”. Nos primeiros dois anos é recomendável que se faça a rega, em especial nos meses sem chuvas.
(B) Os brotos laterais e na base da muda devem ser periodicamente removidos para que ela tenha mais força. Isto ajuda na formação da árvore, evitando que se torne um arbusto e prejudique a passagem de pedestres quando plantada em calçada.
(C) De tempos em tempos, acrescentar um pouco de composto orgânico a superfície do berço deixará sua muda mais feliz e saudável. O composto é alimento para sua árvore.

DICAS

Não cimente o colo da árvore. Isso Prejudica a saúde do tronco e das raízes.
Não pregue placas nas árvores. Isso danifica seu tronco e abre caminho para o desenvolvimento de doenças.
Não deixe luzes de Natal com pregos nos troncos e galhos das árvores. Isso prejudica seu desenvolvimento e pode causar doenças, ocasionando até mesmo a queda.
Não pinte o tronco das árvores. Isso dificulta a respiração do tronco e possibilita o desenvolvimento de doenças.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do artigo. (Todos os créditos são para os técnicos da Secretaria Municipal do verde e do Meio Ambiente de São Paulo).

REFERÊNCIAS:

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Baixe a Cartilha AQUI!

Um Abraço a todos.

Cantidio Biscalchim Netto.

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: